sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Medidas não resolvem "problema de fundo" das empresas de Transporte

Medidas não resolvem "problema de fundo" das empresas de Transporte


Económico com Lusa
07/10/11 12:11

As medidas anunciadas no Plano Estratégico dos Transportes (PET) "não resolvem o problema de fundo das empresas", disse à Lusa o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira.
"A questão central é que estas medidas não resolvem o problema de fundo das empresas, o problema das empresas está no estrangulamento financeiro que elas têm pelo facto de ao longo dos anos os governos terem passado para estas empresas responsabilidades que a si lhes competia", defendeu.

José Manuel Oliveira lembrou que só em 2010 a CP "pagou 160 milhões de euros em juros bancários num défice de 192 milhões" e relembrou declarações do presidente da empresa, José Benotiel, em que este afirmou que "só para pagar a divida a CP precisa de 11 anos de receita de bilheteira".

"Num quadro de eventual privatização, as empresas vão ser privatizadas mas o estado assume o passivo, portanto o ónus e os custos e o problema que está na base da difícil situação das empresas mantém-se e será sempre pago por todos", sublinhou.

O jornal Sol avançou hoje que o Governo de coligação PSD/CDS vai efetuar um "corte drástico" no setor dos transportes, incluindo a fusão de várias empresas do setor, um novo aumento de 10 por cento nos preços ainda este ano, seguido de nova atualização em janeiro.

O executivo prevê a fusão da Carris com o Metro de Lisboa, da STCP com o Metro do Porto e das duas empresas de transporte fluvial em Lisboa, a Soflusa e a Transtejo.

De acordo com o Sol, serão desativados 450 quilómetros de linhas ferroviárias, o equivalente a cerca de 20 por cento do total das ferrovias atuais.
O PET prevê igualmente a extinção do Instituto das Infra-Estruturas Rodoviárias, do Instituto da Mobilidade e dos Transporte Terrestres e do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos que vão dar lugar a um novo organismo.
O plano determina que já este mês serão sujeitas a portagem as SCUT - vias sem custo para o utilizador e que a construção do novo aeroporto de Lisboa será adiada, transferindo-se o tráfego das companhias de baixo custo para outro aeroporto de Lisboa.

Segundo o semanário, este plano permite "salvar 17.500 postos de trabalho e reduzir o endividamento de 16,8 mil milhões do setor".

Sem comentários:

Enviar um comentário